top of page
Jefferson Couto

Porquê amamos tanto O Pequeno Príncipe?


O livro logo em seu começo fala sobre adultos, mas sobre o que ele está falando? Sobre responsabilidades e atitudes, existem certas atitudes que não se deve tomar de acordo com a sociedade quando se é adulto, além de que ser adulto trás novas responsabilidades, o adulto citado no começo, é a forma como vemos o mundo, porque quando nos tornamos adultos as responsabilidades e atitudes mudam e consequentemente, tiram a nossa antiga visão do mundo de criança.

A obra consegue ser uma metáfora a muitas coisas, situações do livro são metáforas para coisas das quais passamos ou vamos passar em nossas vidas, e passa toda essa mensagem de um modo simples, pois não deixa de ser um livro infantil com seu público alvo em maioria crianças. Porem o público não se restringe somente as crianças, por ser toda essa metáfora, adultos dos quais suas crianças internas ainda vivem compreendem o livro, com suas mensagens e aprendizados maravilhosos a se levar para a vida.

O livro conta a história de um um aviador que cai no deserto e precisa reparar seu avião, mas ali encontra um menino, O pequeno Príncipe que lhe pede para desenhar um carneirinho. Esse que viva em um pequeno asteroide, de modo simples, cuidado de sua rosa e assistindo ao por do sol quantas vezes quisesse.

As lições do livro para nós vão desde amor (Rosa), arrancar as coisas que podem ser prejudiciais e ruins para nós na raiz, antes que cresçam e piorem a nossa situação (baobás), lições sobre amizades (Raposa) e etc.

Uma das partes mais interessantes do livro é a viagem do pequeno príncipe pelos planetas até chegar a terra. Cada planeta possui uma pessoa com uma característica diferente, mostrando que cada pessoa possuiu seu mundo com sua visão e objetivos diferentes, que fazem o pequeno príncipe questionar alguns deles.

Mas o principal foco do livro é mostrar a pureza e simplicidade de uma criança, com seu amor e sua visão do mundo e como a criança aprende com o mundo ao redor dela, o modo como tudo é retratado no livro, desde o encontro do pequeno Príncipe com a cobra e não ter medo dela a principio, pois ela é uma criança e crianças não veem maldade.

Algumas lições que aprendemos com o Pequeno Príncipe:

" Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas "

Essa frase veio da raposa, que queria ser cativada e ensinou uma preciosa lição sobre amizade e cativar ao nosso pequeno príncipe.

"E um baobá se não for arrancado quando pequeno, é muito difícil de cortar. e se espalha por todo o planeta."

Devemos arrancar as coisas ruins para nós da raiz antes que cresçam e piorem.

"Não se pode conhecer as borboletas sem suportar duas ou três lagartas."

Devemos suportar coisas ruins e vemos passar por coisas ruins, mas no final sempre conheceremos as borboletas, as coisas boas.

"É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar ..."

Nunca exija além dos limites de alguém, e sim o que ele consegue fazer.

" Eis meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos."

(raposa filme)

Simples, não julgue pela aparência de alguém, ou algo parecido.

Por fim, se você ainda não leu, não perca essa chance de ver o mundo pelo olhar de uma criança pura e aprender tanto com um livro infantil maravilhoso.

Destaque
Tags
bottom of page