top of page
Jefferson Couto

O Hobbit – Lá e de volta Outra Vez, as Férias de um Hobbit.


Sim meus amigos, chegou o dia onde falarei de uma história da terra média, para ser mais específico, da aventura que Bilbo Bolseiro recusou, uma aventura única pela terra média, para recuperar um tesouro sob a guarda de um dragão que o roubou, destruiu a casa de um povo, e lá tomou como sua morada.

Bilbo foi contratado por recomendação de Gandalf o Cinzento para Thorin, para ser o ladrão desta missão, e para isso teve que sair do conforto de sua casa e se aventurar sem seus lenços, até chegar a Montanha solitária para recuperar o tesou que pertence aos Anões, e foi roubado pelo Dragão Samug.

E então aventura começa, Bilbo passa por muitas aventuras, envolvendo orcs, wargs, águias gigantes, florestas tenebrosas, elfos, um troca peles, um anel e muito mais, para enfim chegar ao objetivo da missão.

O universo é maravilhoso e rico, cheio de raças e criaturas que te deixam curioso querendo saber mais sobre elas e sobre o mundo da terra média, os locais também despertam o mesmo interesse, alguns como a montanha solitária deixa a desejar querendo saber mais sobre ela, ou mesmo o palácio do rei élfico.

Gandalf o cinzento é um dos personagens que merece destaque, o grande mago, ele não faz parte realmente da expedição, ele só está os ajudando, por isso parte do livro ele não se encontra, ele vai e volta de alguns lugares resolver suas próprias coisas, mas mesmo assim quando está ali é de grande ajuda, salvando os anões e Bilbo várias vezes, e demonstrando de sua inteligência e sabedoria em várias cenas e diálogos.

Bilbo o Hobbit, é o que mais sofre transformações, seu personagem muda durante a aventura, tomando coragem e gosto pelas aventuras que antes tanto rejeitava com todos as forças, mas como disse Gandalf (olha ele ai!) “Se você Voltar, Não será mais o mesmo.”. Por muitas vezes Bilbo acabando salvando os anões e provando de sua utilidade.

Thorin é um anão necessário a ser comentado, nem tanto por ser o Thorin escudo de carvalho, nem por ser o rei sob a montanha, mas sim por suas atitudes, Thorin sempre se portava sensato e inteligente, mas isso tudo foi abandonado quando foi corrompido pelas riquezas, e só foi salvo por Bilbo(o ladrão honesto) e disse uma frase: “Se mais de nós dessem mais valor a comida, bebida e música do que a tesouros, o mundo seria mais alegre.”

A narrativa segue uma linha boa não chegando a cansar, deixando a curiosidade tomar conta em partes mais paradas e as emoções mais fortes em partes de ação. Mas a melhor parte do livro é entender o personagem Bilbo, o fato de aceitar a aventura que lhe bateu a porta, enfrenta-la e por fim aprender com ela e se transformar (ui parece a vida).

Por fim se aventura bater à porta lembre-se:

“ – Pode prometer que vou retornar?

– Não. E se retornar, você não será o mesmo.”

E lembrem-se “Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado.”, então usem bem seu tempo!

Destaque
Tags
bottom of page