top of page
Jefferson Couto

O Espadachim de Carvão - A Fantasia que a literatura nacional precisava


Uma capa muito bonita

“Vento nenhum é favorável quando não se sabe para onde está indo.”

O Espadachim de carvão é uma conquista para os atuais livros de fantasia, pois apresenta um novo mundo para nós leitores, algo totalmente novo a ser explorado por nós nas páginas, explorar a mitologia, os seres, as histórias, tudo novo e cativante, e foi criado por Affonso Solano e publicado em 2013.

O livro conta a história de Adapak, um jovem de pele escura como carvão, que é filho de um dos quatro deuses de Kurgala, um mundo abandonado pelos mesmos, e o jovem se vê sendo perseguido por assassinos, sendo obrigado a fugir da caverna onde viveu sua vida toda, para agora tentar encontrar respostas no mundo.

O livro possui uma dinâmica de leitura que funcionou comigo para me prender, ele começa a história da metade, exato, a partir da metade da história, e o livro prossegue da seguinte maneira: Um capitulo no passado, contando sobre Adapak antes de ser perseguido e Um no presente, assim te mantendo curioso sobre o que aconteceu, e o que vai acontecer.

Adapak é um jovem, mas viveu sua vida em uma caverna, então nunca teve muito contato com seres do exterior, sendo assim é muito ingênuo, o que rende muitas cenas boas com ele sendo enganado por seres de Kurgala, ou conhecendo o mundo, e como interage com todos os seres e coisas deste mundo.

Mapa de Kurgala

Assim como Adapak conhece o mundo, o vendo pela primeira vez, nós também, então isso nos ajuda com as certas explicações durante o livro, para que não fiquemos muito perdidos.

A outra maioria de personagens com certa significância e que são apresentados no livro são legais e até cativantes, mas existem alguns que não são aproveitados e se vão rapidamente, deixando um gosto de quero mais sobre eles.

Apesar do livro apresentar um mundo novo, não é difícil conhecê-lo, exceto decorar os nomes, que certos são muito complicados para serem decorados rapidamente, tanto porque os acontecimentos são rápidos e frenéticos. Os pensamentos de Adapak também funcionam de maneira muito fluida até mesmo em momentos de batalha. Nos permitindo conhecer mais do personagem e como ele pensa.

Contudo o mundo é bem construído, com uma vasta levas de criaturas que encontram Adapak durante a história, a leitura é boa, com um vocabulário vasto, uma história com acontecimentos frenéticos, com pequenas pausas, uma recomendação a amantes de fantasia.

Adapak

Destaque
Tags
bottom of page