top of page
Jefferson Couto

A Arte da Guerra

“A Guerra é igual ao fogo. Aqueles que não mais querem depor as armas, acabarão por elas consumidos.”

Um livro sobre guerra? SIM!

O livro foi escrito por Sun Tzu durante o século IV a.C, e é considerado uma bíblia da guerra, e que possuí uma incrível habilidade de ser atemporal, esse livro nunca vai envelhecer, a guerra sempre volta, e mesmo que pareça diferente, continua a mesma, além de outros significados que podem ser atribuídos, líderes de grandes corporações, líderes políticos, leem o livro.

A Arte da guerra é um livro sobre tudo que engloba a guerra, desde estratégias de batalha, como lidar com as tropas, terrenos diferentes, como ganhar mesmo tendo uma diferença numérica que te coloca em desvantagem, até o comportamento do comandante. Mas o livro não para por ai, tem mais.

O livro ensina muito sobre comportamento, lembra? Aquela parte que citei do comandante, o livro ensina como um líder deve ser, um líder não pode ser muito ousado, não pode ser covarde, também não pode ser exaltado, se ligar muito para sua honra ela pode ser uma fraqueza e por fim, se for muito misericordioso é fácil de perturbar.

Alguns desses fatos podem sim ser absorvidos e usados em nosso dia a dia, pense em como um líder/general dever ser, e se porte como um se tiver uma posição de comando na sua vida, além de outras informações úteis de como lidar com pessoas que são inferiores a você na escala, mas sempre os trate como iguais.

O livro possui capítulos inteiramente dedicados ao general, a armamentos, sobre estratégias em diferentes terrenos, como lidar com suas tropas, como lidar com o terreno (como já dizia obi wan kenobi, quem tem o terreno alto tem vantagem), como usar espiões, quando deve atacar seu inimigo e como.

Uma leitura que eu considero essencial para todos, onde podemos desfrutar algo dela cada leitor do seu modo, se ainda não leu, leia, vale a pena, e é um livro curto, não vai tomar muito do seu tempo.

Destaque
Tags
bottom of page