Magnus Chase e os Deuses de Asgard – A Espada do Verão
“Muitas histórias nórdicas pareciam carregar a mesma mensagem: saber das coisas nem sempre valia o preço. Infelizmente para mim sempre fui curioso.”
Rick Riordan não cansa de escrever em? Agora somos apresentados a Magnus um adolescente morador de rua de Boston, que após morrer (Nem é spoiler isso tá), tem que lidar com problemas de Deuses nórdicos, e para variar, salvar o mundo de acabar, tudo previamente previsto em uma profecia. O primeiro volume foi publicado em 2015 e expande ainda mais os universos mitológicos de Rick.
Magnus depois de morrer vai para o pós vida nórdico onde os grandes heróis se encontram, pessoas que morreram como heróis, e lá acaba tendo que impedir o Ragnarok, o grande fim do mundo nórdico.
A História conta bem com a sensação de amizade e companheirismo e que tudo vai ar certo e fica melhor com seus amigos, Magnus e seus amigos funcionam muito bem e acabam causando muitas cenas boas e engraçadas. O humor do livro segue o mesmo estilo do autor um pouco mais aprimorado, que vem sendo explorado desde Percy Jackson e os Olimpianos.
O livro segue com uma boa narrativa, e introduz bem o universo colocando personagens e situações que podem ser exploradas nos próximos livros, além de colocar bem fatos que vão ser citados nos próximos, como uma boa introdução ao mundo mágico nórdico, uma leitura que não cansa, e é bem humorada.
Como já li as outras sagas de Rick Riordan, conheço bem sua escrita, e esse livro contém um pouco mais de humor que os outros, mas na dose certa, não chegando a atrapalhar a leitura e as cenas que tem que possuir sua dramaticidade, e o humor é uma das melhores coisas do livro.
Outra coisa que vem ocorrendo com mais frequência nos livros de Rick Riordan é a representatividade aumentando, os personagens agora não são só mais caucasianos clássicos, mesmo Magnus sendo um, olha temos uma personagem forte e uma das melhores do livro, Samirah é mulçumana. E outros amigos com diferenças do normal levando mais representatividade aos livros e universo.
Magnus Chase é uma leitura leve e descontraída, que não deixa de ter uma história boa e envolvente, com uma dose e humor já clássica do autor, se você gosta dos livros de Rick Riordan não perca esta leitura, se nunca leu nenhum, pode começar deste mesmo.