Anjos e Demônios - Dan Brown
“O dia em que a ciência comprovar a existência de Deus em um laboratório será o dia em que as pessoas não terão mais necessidade dá fé.”
Anjos e Demônios foi publicado em 2003 no Brasil, o livro que traz a narrativa ótima de Dan Brown e traz um novo personagem principal que vai ainda estrelar muitos outro livro pela frente.
Robert Langdon e sua primeira aventura, que envolve igreja e ciência, o que vou dizer gera ótimos diálogos e questionamentos, quando Robert parte em uma louca caçada de antigas pistas para evitar a destruição do Vaticano e a igreja católica ao lado de Vittoria Vetra, uma brilhante cientista enfrentando uma sociedade os Illuminati.
A Narrativa segue intensa, começa com uma leveza e simplicidade apresentando conceitos e estabelecendo uma base para história, que começa a culminar em um final cada vez maior, onde o ritmo e a qualidade da leitura só melhoram até o final, concluindo com incríveis plot twists no final, questionando se você entendeu tudo corretamente ou vi somente um ponto de vista da história.
O Livro é muito bem escrito, a narrativa contém muitas informações para quem gosta, informações sobre locais muito bem detalhadas e colocadas, informações sobre obras de arte muito bem descritas, o que torna a leitura muito boa já que você pode pesquisar sobre os locais e obras, assim complementando.
O livro coloca uma “discussão” sobre qual o papel da ciência? Qual o papel da religião? Mas é tudo bem leve, ele nunca chega e se jogar demais para um lado ou outro pois o personagem principal é neutro sobre tudo, mas ao mesmo tempo traz argumentos para ambos, religião é algo necessário ao homem? Ciência é uma ferramenta ou arma?
O Capítulos podem alternar entre o ponto de vista dentre diversos personagens, geralmente se mantém mais em Robert, Vittoria e nosso vilão ou vilões do livro, deixando você muito mais curioso e envolvido com ambos os lados da trama, você começa a gostar ou odiar ainda mais do vilão a partir do momento que lê pelo ponto de vista dele, e ao mesmo tempo tenta extrair informações sobre a trama e o que ele planeja a seguir.
O livro se passa quase todo dentro de um período de 24 horas, onde começa mais calmo e ao fim começa a se apertar e ficar corrido, como se o tempo estivesse acabando, uma necessidade de urgência é criada para os eventos (decorrente da história, vou evitar spoilers).
O Livro é um show para quem gosta de simbologia, fatos históricos, um bom suspense e um mistérios, escritos na medida certa com o humor muito bem calculado e personagens cativantes, um ótimo início para quem nunca leu os livros do mesmo autor.