top of page
Jefferson Couto

As Vantagens de Ser Invisível

“Não há nada como a respiração profunda depois de dar uma gargalhada. Nada no mundo se compara à barriga dolorida pelas razões certas.”


Charlie é um adolescente de 15 anos com problemas em se relacionar, começando o ensino médio e sem amigos, porque seu único amigo suicidou-se, então Charlie escreve cartas para você.


Cada carta é um capítulo, os tamanhos variam muito e o tempo entre uma e outra, dependendo do estado psicológico de Charlie, e tempo livre. Se Charlie estiver muito triste pode escrever pouco e se estiver feliz escreve muito do que está fazendo com seus amigos.



No ensino médio Charlie conhece Patrick e Sam, que aos poucos começam a se aproximar dele, e são muito importantes para Charlie, pois ambos o levam para a vida adolescente, festas, drogas, bebidas, relacionamentos, todas essas portas se abrem com ambos agora interagindo com Charlie.


O livro é lotado de referências, músicas e livros que Charlie escuta e cita nas cartas, tudo isso você pode procurar e ler ou escutar para ver ou escutar o que ele tem ao seu redor, tornando uma experiência interessante para quem busca se aprofundar mais.


Charlie é cheio de peculiaridades, chega a ter ataques e recaídas em vários capítulos cita ir ao psicológico várias vezes durante o livro, esse elemento só traz mais complexidade ao personagem, que age de maneira diferente por causa de algo que lhe ocorreu você tenta descobrir no decorrer do livro.


Quem não gosta de leituras com assuntos mais “pesadas” talvez não goste, o livro aborda diversos assuntos como, gravidez na adolescência, drogas, vício, homossexualidade e abuso sexual tudo do pontos de vista de Charlie que sempre está a observar ou interagir diretamente.


Existe um notável crescimento do personagem, Charlie começa a mudar e passar por coisas normais de adolescentes, você consegue se identificar com seus dramas e problemas com muita facilidade. No decorrer do livro ele começa a tomar atitudes diferentes, fazer coisas novas e mudar aos poucos participando mais de tudo e deixando de ser um mero espectador.


O final pode ser um tanto decepcionante para alguns, o personagem tem uma construção complexa ao decorrer do livro, e no final a revelação do porquê de suas atitudes e personalidade deixa a desejar, pois tudo foi jogado em apenas um evento, válido contudo poderia ser mais.


Uma ótima leitura, um livro muito bem escrito e envolvente, você se apaixona por Charlie, Patrick e Sam, torce para que consigam resolver seus problemas de adolescentes e dramas, torce por Charlie melhorar e se tornar alguém mais participativo, um livro maravilhoso, uma leitura indispensável para jovens.

Destaque
Tags
bottom of page