top of page
Jefferson Couto

O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares


“Eu tinha acabado de aceitar que minha vida seria apenas comum quando coisas extraordinárias começaram a acontecer comigo.”

O Livro foi publicado em 2011 e escrito por Ransom Riggs, e conta a história de Jacob, um garoto normal que mora na florida com sua família dona de uma rede de farmácias, que após ver a morte de seu avô para um ser estranho que só ele viu parte em buscas de respostas.


O Avó de Jacob sempre contava histórias de um orfanato onde ele morou durante a segunda guerra, onde nele haviam crianças peculiares, com habilidades incríveis e incentivava Jacob a ser um explorador, todas essas coisas o motivam a ir atrás de respostas junto com o incentivo de seu psicólogo.


Jacob acaba chegando na ilha onde o orfano existiu e começa a descobrir mais sobre o passado de seu avô, e do orfanato da Srta. Peregrine.


Imagens, o livro é cheio de imagens para complementar a história, fotos antigas e em preto e branco, quase todas extremamente bizarros e alguns desenhos feitos por pessoas, todas coisas que o protagonista encontra pelo caminho.


Quase todo o livro é muito parado, mas o que sustenta ele então? Descobertas e mistérios, Jacob começa a descobrir coisas sobre o orfanato e sobre seu avô que vão sendo gradativamente reveladas, o que dura cerca de dois terços do livro, os personagens revelam coisas vagas e evitam contar a verdade para ele, que no final lhe é revelado.




E o um terço que sobrou? Digamos que é a ação que sobrou, que está principalmente no final do livro, a junção de coisas bizarras e monstros que o livro constrói culmina em vários capítulos no final de ação, as crianças usando suas habilidades e monstros aparecendo.


Todo o livro tem um clima estranho, crianças velhas demais pra aparência, criaturas com descrições horríveis, seres com olhos brancos, segunda guerra, e ao mesmo tempo os protagonistas são crianças, mesmo com algumas sendo mais velhas não deixa de ser estranho e pesado para eles, inclusive com um romance bem esquisito.


Jacob também é muito infantil, condizente com sua idade, o que as vezes pode te deixar revoltado pelas atitudes idiotas que ele toma, evitar perguntar certas coisas ou agir da forma correta.


Contudo o personagem sofre uma evolução durante o livro, não tão grande mas está presente, no final ele é forçado a tomar uma escolha que põe vidas em risco e ele escolhe certo, e alguns outros personagens também se desenvolvem, mas pouco.


Um prato cheio para quem gosta de livros esquisitos (no sentido bom gente), imagens sombrias, história cheia de perguntas e um universo novo e rico muito bem construído que promete evoluir muito.

Destaque
Tags
bottom of page