top of page
Jefferson Couto

LóZ - A Evolução

LóZ A Evolução

"Sim existo, tanto quanto você."

Lóz é escrito por Paulo Sinigaglia e publicado em 2014, pela editora Pandorga que explora uma história de ficção científica e “misticismo”, usando desses dois explora diversos assuntos envolvendo a existência e a humanidade, além de criticá-la.


O Livro começa com Belquior o protagonista e seus amigos indo passar um tempo no campo e descansar, se divertir, contudo um estranho objeto entra em órbita e caí próximo a eles, Belquior vai conferir do que se trata e acaba gravemente ferido por uma luz, e é levado ao hospital.


Seguindo isso o governo esconde Belquior e o dá como morto para o mundo. Depois de um tempo Belquior se regenera por completo e descobre ter um ser de luz dentro de si, os dois dividem o mesmo corpo, os dois se comunicam pela mente e o ser de luz que se nomeia Lóz o concede habilidades surpreendentes.


Após isso a história sofre um clichê e escolhe os caminhos mais diferentes possíveis, você tenta entender Lóz e até consegue em momentos, contudo em outros você duvida dele, e sua real natureza e objetivos, será que ele realmente é quem alega ser? Por outro lado você compreende bem Belquior e seus dramas.


Agora longe de sua família e todos que ama como seus amigos e com um ser poderoso dividindo corpo e mente com ele Belquior nunca mais será o mesmo, e nunca poderá voltar para as pessoas que eram próximas a ele, mas pode encontrar outras maneiras para isso.


A narrativa se passa em um grande período de tempo, e como algumas coisas não ocorrem tão rapidamente como na realidade, o livro se limita a não imaginar muito longe em ficção e não extrapola além do irreal.


Lóz tem diálogos interessantes com Belquior, em diversos momentos critica a humanidade no geral e parece se colocar de uma maneira estranha perante ela. O livro também traz um lado místico próximo ao seu final, o que destoa da proposta inicial de ficção, entretanto a leitura começa a jogar dúvidas e propostas interessantes sobre os personagens.


Uma leitura nacional de ficção e reflexiva, se essa combinação for seu estilo de leitura vale a pena tentar, o final é aberto, o que é frustrante, você se sente lendo apenas um capítulo de algo que pode se tornar muito maior.





Destaque
Tags
bottom of page