top of page
Jefferson Couto

Ponto de Impacto

“A vida é cheia de decisões difíceis. Os vencedores são aqueles capazes de tomá-las. ”

Ponto de Impacto fui publicado em 2001 e escrito por Dan Brown, que conta a história de Rachel Sexton, analista de inteligência, é enviada pelo governo americano para investigar na desolada e inóspita geleira de Milne uma nova descoberta científica que pode abalar o mundo e a política atual dos Estados Unidos, a política espacial e impacto na eleição presidencial que está por vir.


O livro segue a escrita padrão do autor, os locais possuem uma descrição digna para sua localização no espaço da história, o mesmo também é bem utilizado no decorrer da trama, o local inóspito afeta os personagens e a mesma, e tudo isso é colocado no texto.


Um dos motivos principais de procurar este livro para ler foi a protagonista, Dan Brown escreve muitos livros que envolvem seu protagonista Robert, mas o mesmo não tem uma evolução muito clara ao decorrer da história, e por fim, os antagonistas ou secundários acabam sendo melhor desenvolvidos. Já nessa história temos uma mudança de perspectiva.


A Personagem Rachel é boa, consegue se impor em certos momentos usando de sua inteligência, conseguindo escapar das mais diversas situações, mesmo que estas acabem por muitas vezes tendo saídas muito próximas a um Deus Ex Machina, mas fazendo sentido dentro do contexto anterior.









Rachel também tem uma história que nos é oculta a princípio, um segredo, que posteriormente é revelado a nós e aos personagens restantes, causando mais movimentação a trama, e mostrando como tudo acaba por se conectar, o governo, elas e as eleições que estão próximas.


Os outros personagens que tem seus capítulos ou trechos próprios também são bem utilizados, sejam eles repórteres, cientistas, pessoas ligadas ao governo, todos tem um papel na trama, um desenvolvimento e um fim de sua jornada dentro daquela história, e todos culminam no final, se encontrando de alguma forma.


Outra marca registrada do Autor está presente no livro, a ciência e a complexidade com que se amarra na trama, suas pesquisas continuam impecáveis e mesmo que haja uma licença poética, é perdoável, e plausível para que a conclusão da história exista, e ler tudo o que ele explica não é difícil, a linguagem é próxima da usada comumente por nós.


Se você já leu os outros livros de Dan Brown e não leu Ponto de impacto, segue a recomendação, uma trama muito bem conectada e personagens legais, juntos com a ciência, não é um dos seus melhores livros, mas é uma leitura de suspense de respeito, que vale a pena cada segundo.





Gostou da Resenha? Não se esqueça de comentar aqui embaixo suas opiniões, sugestões de leitura e nos seguir nas nossas redes sociais!

Destaque
Tags
bottom of page