Persépolis
“Nunca esqueça quem você é nem de onde vem.”
Persépolis foi escrito por Marjane Satrapi, e é uma história em quadrinhos, para ser mais específico a autobiografia dela, de sua infância, adolescência e parte da vida adulta, e foi publicada em 2007 em uma única edição completa, linda e muito bem-feita.
a história começa na infância dela, quando ela tinha apenas 10 anos, e um ano antes havia acontecido uma revolução que posteriormente foi chamada de “Revolução Islâmica”, e agora ela se via forçada a usar o véu na escola, e além disso, outras mudanças começaram a acontecer ao redor dela, e ela como criança começa a pensar e interpretar elas de sua forma.
Marjane começa a se perguntar do porquê das mudanças, e ao mesmo tempo vê seus pais indo parar manifestações, pois eles sempre foram muito políticos e abertos com ela sobre diversos assuntos, além de sua criação mais liberal, isso tudo culminou mais a frente em uma mulher muito mais crítica e política.
O quadrinho passa de maneira incrível em seus diálogos ou imagens os sentimentos, os pensamentos e visões dela, cada época da vida dela notamos que a complexidade do diálogo muda, ou a forma como ela fala, a diferença não é gigante pois ela está narrando desde a infância, mas é notável.
A Arte também se mostra impecável, o quadrinho é todo em preto e branco, então ele explora muito bem as duas cores, sim nem mesmo cinza é usando, por causa disso formas e sombras são muito bem representadas, pois são mais fortes, a luz também é muito bem representada em cenas escuras, e o traço de cada personagem é muito bem-feito, cada um tem suas características bem definidas.
A História contada em Persépolis é real, por isso nos causa mais emoções, cenas que podemos nos sentir representados ou apenas as que sentimos empatia são comuns, a emoção está em toda a história, nos traz grandes lições de vida e aprendizados, e o final? Bem fica a sua parte entender a mensagem. Uma leitura que recomendo fortemente a todos, mesmo se não gosta de quadrinhos, procure ler.
Gostou da Resenha? Não se esqueça de comentar aqui embaixo suas opiniões, sugestões de leitura e nos seguir nas nossas redes sociais!