top of page
Andreza Nicolau

Darth Bane - Caminho de Destruição

Há muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante...

Vamos falar de Star Wars?

Há quem diga que a saga Star Wars já deu o que tinha que dar nos cinemas, mas com certeza um amante de livros não diria isso. O universo literário de SW é recheado de obras, escrito por diferentes autores com diferentes gêneros de escrita.

Hoje vamos falar um pouquinho sobre o livro de Drew Karpyshyn, o canadense especialista em livros de fantasia. A trilogia Darth Bane, a história de Des, um escravo na Velha República.

A história se passa mil anos antes do colapso da República e os acontecimentos do Episódio I – A Ameaça Fantasma. A galáxia era regida pela Velha República em um tempo em que havia centenas de Jedi e mestres Sith.

O jovem escravo Dessel, nascido e criado no planeta colônia Apatros, vivia a sua miserável vida fugindo dos espancamentos do pai e trabalhando para pagar suas dívidas de bebida. Des sempre foi sensível à Força, assim como o jovem Anakin, mas como nasceu em um planeta escravo longe da Orla Interior, os Jedi nunca tiveram contato com o rapaz.

Apatros era muito visitada pelos soldados da República durante os períodos de guerra contra os Sith, em uma dessas visitas, Des conheceu alguns guardas da marinha durante um jogo de cartas no bar que sempre frequentava. Uma briga se iniciou pouco após o inicio da jogatina, devido os pensamentos políticos de Dessel, que não via a diferença entre os Jedi e os Sith. Os guardas tentaram matar Des, mas foi Des que colocou fim à vida dos soldados.

Vendo-se obrigado a fugir de seu planeta, Dessel se alista no exército Sith. Ajudado por sua sensibilidade à Força, cresce cada vez mais até ser transferido para Korriban, uma academia Sith, onde o – professor – lorde Kopecz percebe pela primeira vez que a Força é forte em Des.

Dessel abandona sua identidade e se torna Bane. Diferente dos outros alunos, Bane passava horas estudando os antigos ensinamentos escritos e não demora a entrar em conflito com os seus mestres. Abandonado por sua Irmandade, Bane vai à busca de conhecimentos da Força perdidos em ruínas. Decidido então a reerguer uma era de poder absoluto, Bane rejeita tudo o que um dia aprendeu e se rende de vez ao lado sombrio.

A eletrizante história do nascimento de Darth Bane e a purgação dos Sith é cheia de altos e baixos. Um misto glorioso de romance, drama e fantasia que ajuda a compreender um pouco mais o lado sombrio e os problemas políticos da antiga e nova República.

Ao contrário do que muitos esperam, Darth Bane não é um vilão. Drew se propôs e entregou a jornada de um anti-herói e narrou com perfeição cada detalhe que levou Des a virar Bane e seus motivos para acreditar naquilo que fazia com solidez o suficiente para fazer o leitor compreender – e até mesmo apoiar – cada passo do personagem.

Os saltos de tempo são incríveis, não cortam o clima em nenhum momento sequer. Tudo que é importante é mencionado, o leitor aprende junto a Des mais sobre o poder místico da Força e sobre o universo em si (os planetas, as comidas, as espécies).

O livro destrói a certeza de um lado bom e um lado ruim, detalhando as principais falhas da Velha República e dos mestres Jedi.

Quando chegar ao último ponto final do livro, tenho certeza que Darth Vader e Kylo Ren não irão parecer tão lunáticos quanto pareciam antes.

“Des sabia como virar o medo para vantagem própria. Pegue o que te faz fraco e transforme em algo que te faz forte. Transforme o medo em raiva e ódio: ódio pelo inimigo, ódio pela República e pelos Jedi. O ódio lhe dera força, e a força o levara à vitória.” Página 69

Gostou da Resenha? Não se esqueça de comentar aqui embaixo suas opiniões, sugestões de leitura e nos seguir nas nossas redes sociais!

Destaque
Tags
bottom of page