top of page
Caroline Corrêa

Fantástica Biblioteca

Em Fantástica Biblioteca, vemos três histórias que em sua singularidade, são interligadas por um grande fator em comum: Bibliotecas são partes principais para que todo o enredo funcione. E, para uma livrólata como eu, foi um sonho ler três histórias incríveis que se passem ao redor de uma biblioteca. Organizado pela Bel Soares, blogueira e dona do Fantástica Biblioteca (@fantasticabiblioteca)

No primeiro conto, "Caçadores do Submundo e a Biblioteca Assombrada" escrito pela autora Tici Pontes, temos uma excursão de jovens para uma biblioteca muito antiga da cidade. Só que uma grande tragédia acontece e um desabamento ocorre, matando muitas pessoas. E desde o acidente, ninguém mais entra naquele lugar. Mas parece que tem sempre alguém querendo sair, ou assustar quem ficou.

E é aqui que entram Os Caçadores do Submundo.

Amália, Marcos, Ricardo e Augusto formam esse grupo de resolução de mistérios sobrenaturais. Assim que eles começam a investigar mais à fundo, começam a perceber que algo não se conecta aos depoimentos. Mas o que fazer quando você vira uma ponte entre dois mundos?

Nesse primeiro conto, admito para vocês que eu fiquei apavorada. Principalmente com uma cena em específico. Não foi o meu primeiro contato com a autora mas, não tem nem como comparar com o livro "Dante" (leia a resenha aqui) eu fiquei me tremendo toda a cada nova descoberta desse grupo, eu ficava mais e mais apavorada. Meu primeiro contato com um conto de terror e eu amei ficar três dias sem dormir.

Já em “O Monstro do Amor”, segundo conto, escrito pela autora Lety Friederich, temos uma jovem chamada Jade que desde cedo sabe o que é sofrer de verdade e ser julgada pelas ações de outras pessoas. Sem amigos, decide sempre ir em busca de conforto na biblioteca da faculdade onde logo começa a trabalhar. Em um dia muito estranho, quando estava limpando uma das estantes de lá, um dos livros cai misteriosamente no chão e ela consegue escutar risadas após o susto que leva, mas ao procurar ao redor, percebe que está sozinha e que pode ter sido coisa da sua fértil imaginação. Assim que pega o livro do chão, percebe que tem algo de muito estranho acontecendo ali: além de não ter nenhum registro desse livro no sistema, ainda não tem nada sobre ele na internet e... Ele é escrito à mão?

Com um romance pra lá de quente e muito fofo, Lety foi o equilíbrio perfeito para essa metade da antologia. Depois de ler “Desejos de Executivos” (veja a resenha aqui) minhas expectativas com cada livro dela só crescem e não fui decepcionada. Para quem me conhece, sabe que eu sou a primeira a caçar defeitos em livros que tenham o tema voltado para o romance sobrenatural e, desculpa Lety, mas a cada linha eu fiquei caçando defeitos na história. Realmente não é algo que me agrada, mas visto que meu primeiro contato com Romance Sobrenatural foi com Crepúsculo e foi uma experiência quase que traumatizante, eu acho que estou superando isso quando digo que: eu amei, perfeito (quase) sem defeitos. O único ponto que eu acho que deu uma pegada pra mim, foi o Killian ter sido tão esquivo com a Jade ao mesmo tempo em que queria ser invasivo na vida pessoal dela. Até que eu entendi o que aconteceu. Ele teve medo de responder as perguntas que eram feitas e perder alguém importante para ele. Mas ainda assim, entendendo o lado dele, eu ainda não gostei disso em específico.

E por último, mas não menos importante, temos a história de estreia de Stella Takayas. “Coroas Despedaçadas” é o menor dos três contos e segue uma vibe de contos de fadas com uma mocinha que, digo logo agora, me surpreendeu.

Aqui, teremos um conto envolvendo um romance proibido no palácio. Assim que Mary nasce, é deixada à própria sorte em uma floresta e, apenas no dia seguinte é encontrada por um casal de camponeses e criada por eles.

E é aí que a história começa.

Após alguns anos, sua amada mãe fica muito doente, mas nenhum dos curandeiros ou médicos sabem dizer o que ela realmente tem. Determinada a achar a cura de um jeito ou de outro, Mary encontra algumas pessoas que se dizem dispostas a ajudá-la. E aí, meus irmãos, a cobra fuma. É reviravolta atrás de reviravolta e você só vê a vida da Mary indo ladeira abaixo ao que ela sempre pensou que teria e seria. E então, ela se ergue e você fica embasbacado com a força e o empoderamento dela.

Como escritora iniciante, vemos alguns pontos a serem melhorados, como por exemplo: a história é muito bem planejada, mas durante o decorrer da leitura, percebi que alguns erros de escrita passaram despercebidos da revisão. Nada muito grave ou alarmante ao ponto de não conseguir entender a história. Outra coisa que me chamou a atenção, foi o fato de (não sei se por limite de caracteres determinados pela editora ou se foi da própria autora) a história correr demais. Não temos pontas soltas, é tudo muito bem amarrado, mas eu quis ler mais do desenvolvimento daquela história e dos personagens. Mas eu adorei a escrita dela, eu voei durante a leitura do conto e também fiquei bem P da vida com determinados acontecimentos.

Em um grande geral, eu mega recomendo a leitura dessa antologia. Três histórias de três autoras com contos totalmente diferentes uns dos outros e que, surpreendentemente para mim, se mostraram complementares uns aos outros. Um te desperta o medo, o outro te desperta o amor e o último te desperta a confiança.

Encontre o livro aqui: The Gift Box Editora

Livros citados:

- Desejos de Executivo: Amazon e Livros Prontos

- Dante: Amazon e Físico

Nota para o livro no Skoob: ✩✩✩ + 1/2

Gostou da Resenha? Não se esqueça de comentar aqui embaixo suas opiniões, sugestões de leitura e nos seguir nas nossas redes sociais!

Destaque
Tags
bottom of page