top of page
Jefferson Couto

Dois Garotos se Beijando

Dois Garotos se Beijando é um Romance de ficção juvenil escrito por David Levithan e publicado em 2013. David já trabalhou inclusive com John Green onde os dois publicaram o livro Will e Will em 2010. Agora em sua publicação solo David Explora diversos temas além de sexualidade, escrevendo com muita sensibilidade suas diversas narrativas.

Sua principal narrativa, a mesma que dá título ao livro é a de Harry e Craig, os dois garotos um dia já namoraram, agora são bons amigos que decidiram bater o recorde mundial de beijo mais longo, assim a dupla e mais alguns amigos vão em frente à escola colocam o equipamento e começam a se beijar por mais de 30 horas seguidas.

Então o livro todo é sobre um beijo? Sim e não. O ato do beijo é simbólico para os dois de uma forma, e de outra um grito pro mundo, pois o beijo começa a atrair pessoas e ser comentado no mundo, todo, atraí apoiadores LGBT e revolta os preconceituosos pois inclusive está sendo transmitido em live. Muita coisa acontece durante o livro envolvendo Craig e Harry.

Além da narrativa deles, temos a narrativa de Cooper, um jovem de 17 anos que foge de casa pois seus pais descobriram que ele é gay e agora trilha um caminho sombrio sozinho, essa narrativa mostra a violência sofrida por jovens gays em suas mentes, a que ponto eles chegam de se verem sem completa esperança se um futuro. (

Jovens LGBT pensam três vezes mais em suicídio que cis heterossexuais e têm cinco vezes mais chances de colocar a ideia em prática).

“A Morte é difícil, e encarar a morte é doloroso. Mas ainda mais dolorosa é a sensação de que ninguém se importa. De Não ter um amigo no mundo.”

A Narrativa do livro é um pouco confusa a princípio, não há divisão de narrativas por capítulos, a história corre de maneira veloz conforme avança saltando em momentos estratégicos entres as diversas narrativas, instigando a curiosidade do leitor conforme avança na leitura e a história fica mais intensa.

Os temas abordados pelo autor são pesados e reais, mas com sensibilidade necessária, contudo algumas pessoas podem ter gatilhos a algumas partes como suicídio que é um dos temas abordados. Entretanto a esperança prevalece ao fim, o autor nos deixa um final abrupto mas necessário, onde a história que ele queria falar já foi contada, os laços foram feitos e o que vem as seguir nós já sabemos.

Todos os personagens são cativantes, e todas as histórias nos despertam interesse, o autor equilibra bem a troca entre narrativas e aborda com sensibilidade necessária temas fortes, criando um romance belo e rápido, como uma mensagem ao mundo, como Dois Garotos Se Beijando.

Recomendação de leitura:

Porque é tão difícil para os pais aceitarem um filho LGBT:

Encontre o livro aqui: Amazon

Gostou da Resenha? Não se esqueça de comentar aqui embaixo suas opiniões, sugestões de leitura e nos seguir nas nossas redes sociais!

Destaque
Tags
bottom of page